A Esofagite eosinofílica acontece quando os glóbulos brancos do tipo eosinófilos são liberados em número maior que o normal na região do estômago. Normalmente essas células são liberadas no sangue para proteger o organismo da entrada de microrganismos, como vírus e bactérias. Essa presença excessiva dos eosinófilos no trato gastrointestinal causa inflamações.
Quando acontece no estômago é chamada de Esofagite eosinofílica. Os principais sintomas são anemia, perda de peso, náusea, vômitos, dor abdominal e diarreia, embora também possam ocorrer outros como indigestão, inchaço, dificuldade para engolir, dor no peito e presença de sangue nas fezes. Ela pode causar complicações como perfuração e obstrução intestinal.
As causas para a doença não estão plenamente esclarecidas, mas acredita-se que ela seja mais frequente em pessoas com histórico de hipersensibilidades, tais como alergias, asma e rinite. A Esofagite eosinofílica é uma doença crônica, em que os pacientes podem ter sintomas por muitos anos, ainda que seja considerada rara.
O tratamento da doença é feito para reduzir os sintomas, já que não há uma cura. Ele fundamentalmente deve incluir medicamentos para inibir a acidez do estômago e pode incluir o uso de corticosteroides orais e anti-histamínicos para reduzir a presença dos eosinófilos. Outra possibilidade de tratamento é a prescrição de dietas que reduzam ou eliminem o consumo dos alimentos que mais causam alergias e intolerâncias, tais como trigo, leite, ovos e soja. Ainda não há comprovação da eficácia dessas dietas sobre a doença.
Você tem alguma dúvida ou colocação sobre a Esofagite eosinofílica? Deixe nos comentários.👇🏻
Dr. Diego Yuji Ito
Cirurgia do Aparelho Digestivo
CRM/SP 158208 RQE | 69815 | 72384
📞 Informações e agendamentos:
(11) 3171-1102
(11) 99947-1152
📌 Clínica Gastrocirurgia
📍 Rua Vergueiro N° 1353, Sala – 1503, Bloco B, Edifício –
Top Towers Offices – Torre Sul, Vila Mariana – São Paulo/SP