O GIST é um tipo de tumor do trato gastrointestinal, que pode ser benigno ou maligno. Considerado raro, corresponde a 1% do total de tumores gastrointestinais. Pode surgir em pessoas de qualquer idade, sendo mais frequente em pessoas com mais de 60 anos. Ele cresce nas chamadas células intersticiais de Cajal, que controlam o movimento dos músculos do sistema digestivo, auxiliando a digestão.
Normalmente o GIST é assintomático, o que dificulta o diagnóstico. Quando surgem, os principais sintomas são dor abdominal, dificuldade para engolir, problemas de digestão, vômito ou evacuação com sangue e anemia.
O diagnóstico normalmente acontece por acaso, durante exames de rotina. Se houver sintomas, são solicitados exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia e endoscopia. Caso diagnosticado, é feita também uma biopsia, para analisar suas características. O tratamento pode ser feito por meio de cirurgia e, em alguns casos através de acompanhamento endoscópico, a depender do tipo e tamanho desse tumor, ou com uso de medicamentos, radioterapia e quimioterapia, em caso de malignidade do tumor.
Tem dúvidas sobre os tumores de GIST e seus tratamentos?
Dr. Diego Yuji Ito
Cirurgia do Aparelho Digestivo
CRM/SP 158208 RQE | 69815 | 72384
📞 Informações e agendamentos:
(11) 3171-1102
(11) 99947-1152
📌 Clínica Gastrocirurgia
📍 Rua Vergueiro N° 1353, Sala – 1503, Bloco B, Edifício – Top Towers Offices – Torre Sul, Vila Mariana – São Paulo/SP