Uma nova área chamada crononutrição estuda como o relógio biológico influencia a digestão e a absorção dos nutrientes. Cada vez mais pesquisas apontam que a divisão das calorias ao longo do dia e a manutenção dos horários é fundamental para o controle do peso e da saúde.
Fazer todas as refeições e consumir a maior parte das calorias pela manhã é importante porque permite que elas sejam queimadas ao longo do dia, além de que alguns estudos sugerem que uma quantidade maior de energia é usada para processar uma refeição pela manhã. Quem não tem horários regulares costuma prolongar o período do dia em que se alimenta, prejudicando a queima calórica. Por exemplo, se ela janta tarde e acorda cedo, o jejum é reduzido.
Outras pesquisas apontam ainda que é preciso ter regularidade no horário das refeições. Fazer as refeições a cada dia em um horário diferente deixa o corpo sem sincronia. A digestão e a absorção de carboidratos, gorduras e proteínas varia ao longo dia, sendo mais eficaz pela manhã. O maior consumo de calorias deve acontecer no café da manhã e no almoço. O jantar deve ser composto por refeições mais leves.
Você tem dúvidas sobre a relação entre o horário das refeições e a digestão?
Dr. Diego Yuji Ito
Cirurgia do Aparelho Digestivo
CRM/SP 158208 RQE | 69815 | 72384
📞 Informações e agendamentos:
(11) 3171-1102
(11) 99947-1152
📌 Clínica Gastrocirurgia
📍 Rua Vergueiro N° 1353, Sala – 1503, Bloco B, Edifício –
Top Towers Offices – Torre Sul, Vila Mariana – São Paulo/SP