Os cistos pancreáticos normalmente são benignos e não apresentam sintomas. Sendo assim, costumam ser detectados em exames de imagem, como a tomografia e a ressonância. Existem três tipos de cistos pancreáticos:
Os cistos inflamatórios são os que aparecem após casos de pancreatite aguda. Na verdade, essa inflamação pode provocar necrose do pâncreas, ruptura do ducto pancreático e extravasamento do seu conteúdo ao redor do órgão. Esses achados se assemelham em aparência aos cistos nos exames. Normalmente, essas condições desaparecem espontaneamente. Os cistos não-neoplásicos são benignos e se diferenciam entre uma série de tipos, como cistos verdadeiros, os cistos linfo-epiteliais e os cistos mucinosos não-neoplásicos.
Os cistos neoplásicos, apesar do nome, podem ser malignos ou benignos. O que acontece é que um cisto benigno pode se tornar maligno. Um dos tipos totalmente benignos é a neoplasia cística serosa. Os cistos dos tipos neoplasia cística mucinosa e o tumor pseudopapilar sólido têm alta chance de serem malignos. O tipo mais frequente é a neoplasia mucinosa intraductal papilar, que pode ser benigno ou maligno. Diante de tantos tipos e subtipos, cabe aos médicos pedir exames complementares para determinar se o cisto é benigno, pré-maligno ou maligno para seguir com o melhor tratamento.
Você tem alguma dúvida ou colocação sobre os cistos pancreáticos? Deixe nos
comentários. 👇
Dr. Diego Yuji Ito
Cirurgia do Aparelho Digestivo
CRM/SC 158208 RQE | 69815 | 72384
📞 Informações e agendamentos:
(11) 3171-1102
(11) 99947-1152
📌 Clínica Gastrocirurgia
📍 Rua Vergueiro N° 1353, Sala – 1503, Bloco B, Edifício –
Top Towers Offices – Torre Sul, Vila Mariana – São Paulo/SP