A dispepsia é o nome médico para a má digestão. É caracterizada por uma série de sintomas, como sensação de dor ou queimação na região epigástrica, dificuldade de digestão com sensação de saciedade precoce, náuseas, eructação (arrotos) e distensão do abdome superior. Outro sintoma frequente é a plenitude pós-prandial, que é a sensação desagradável de persistência prolongada dos alimentos no estômago.
Embora seja extremamente incomoda, a dispepsia não costuma ser sinal de doenças malignas. Mas é frequente, de acordo com pesquisas, cerca de 40% da população brasileira sofre com a dispepsia. A condição pode prejudicar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, atrapalhando seriamente a realização das refeições.
Vale lembrar que a dispepsia pode ser um sintoma de uma série de doenças, como o refluxo gastroesofágico, gastrite, úlceras e a síndrome do intestino irritável, além de doenças pancreáticas ou cálculos biliares. Raramente está associada ao câncer de estômago. Em muitos casos, porém, ela não está associada a outras condições subjacentes.
Ao apresentar qualquer sintoma digestivo, é fundamental procurar auxílio médico. Só ele será capaz de pedir os exames certos para investigar os sinais do organismo, fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento.
Você tem dúvidas sobre a dispepsia?
Dr. Diego Yuji Ito
Cirurgia do Aparelho Digestivo
CRM/SP 158208 RQE | 69815 | 72384
📞 Informações e agendamentos:
(11) 3171-1102
(11) 99947-1152
📌 Clínica Gastrocirurgia
📍 Rua Vergueiro N° 1353, Sala – 1503, Bloco B, Edifício – Top Towers Offices – Torre Sul, Vila Mariana – São Paulo/SP