A diverticulite aguda é uma condição médica que envolve a inflamação dos divertículos, que são pequenas bolsas que podem se formar na parede do intestino, principalmente no cólon. Essa condição geralmente ocorre quando esses divertículos, ficam obstruídos por fezes ou detritos, levando à inflamação.
Os sintomas da diverticulite aguda podem incluir dor abdominal intensa, geralmente no lado esquerdo inferior do abdômen, febre, calafrios, náuseas, vômitos, alterações nos hábitos intestinais e sensibilidade abdominal. Em casos mais graves, a diverticulite aguda pode levar a complicações como abscessos, perfuração intestinal ou formação de fístulas.
O diagnóstico da diverticulite aguda geralmente é feito por meio de exames médicos, como exames de imagem, como tomografia computadorizada (TC) ou ultrassonografia abdominal. O tratamento pode ser antibiótico via oral, endovenosa, algum procedimento de drenagem ou até cirurgia. Tudo a depender do grau da diverticulite!
A diverticulite aguda pode ser prevenida com a adoção de um estilo de vida saudável, com dieta rica em fibras, ingestão de água, não fumar, não beber, manter o peso sob controle e praticar exercícios físicos.
Mas é importante buscar atendimento médico se estiver enfrentando sintomas abdominais graves, persistentes ou preocupantes, pois o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem ajudar a prevenir complicações graves da diverticulite aguda.
Você tem alguma dúvida sobre a diverticulite? Deixe nos comentários.👇🏻
Dr. Diego Yuji Ito
Cirurgia do Aparelho Digestivo
CRM/SP 158208 RQE | 69815 | 72384
📞 Informações e agendamentos:
(11) 3171-1102
(11) 99947-1152
📌 Clínica Gastrocirurgia
📍 Rua Vergueiro N° 1353, Sala – 1503, Bloco B, Edifício –
Top Towers Offices – Torre Sul, Vila Mariana – São Paulo/SP