Atendimentos na vila mariana, São Paulo • Agendamentos: 11 99947-11525 (WhatsApp)
gastrite-dispepsia

Entenda a diferença entre gastrite e dispepsia funcional

Você conhece a diferença entre gastrite e dispepsia funcional? Essas condições são confundidas frequentemente por conta dos sintomas em comum, como indigestão e dores de estômago.

Nesse sentido, vale pontuar que, conforme dados da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), a gastrite atinge mais de 2 milhões de brasileiros.

Já a dispepsia funcional causa sintomas em 25% da população anualmente, segundo dados divulgados pelo mdsaude.com.

Mas o que são essas doenças e qual é a diferença entre gastrite e dispepsia funcional? Isso é o que você descobre a seguir. Boa leitura!


Saiba o que é gastrite

Gastrite é a inflamação do estômago, e pode ser aguda, quando se desenvolve rapidamente, ou crônica, quando a inflamação acontece lentamente e persiste por um longo período.

No caso da gastrite aguda, a causa para a enfermidade, geralmente, é o uso excessivo de álcool, remédios anti-inflamatórios e intoxicações alimentares.

Já a gastrite crônica, habitualmente, é provocada pela H.pylori, bactéria que se instala na mucosa superficial do estômago e desencadeia um processo inflamatório, pois produz amônia para se proteger contra a acidez estomacal e penetrar a camada da mucosa.

Nos dois casos, o sintoma mais comum é a sensação de queimação na “boca do estômago”.

Vale alertar ainda que gastrites não tratadas podem evoluir para a formação de úlceras.


Entenda o que é a dispepsia funcional

Já a dispepsia funcional é o nome dado ao quadro de dispepsia crônica sem motivo identificado. Mas o que é a dispepsia crônica? Bem, é uma condição em que pacientes apresentam dor de estômago persistente sem qualquer causa que a justifique.

Em resumo, a dispepsia funcional é caracterizada quando o paciente tem dores de estômago, mas mesmo após extensa investigação médica, não se descobre a causa.

Contudo, existe alguns fatores que são relacionados a dispepsia funcional:

  • Alterações sem motivo nos músculos gástricos, que identificam o esvaziamento do estômago;
  • Problemas de saúde mental, especialmente ansiedade e depressão;
  • Aumento da sensibilidade do estômago;
  • Presença da bactéria H.pylori.



Conheça a diferença entre gastrite e dispepsia funcional

Após entender o que é cada uma dessas enfermidades que acometem o estômago e provocam, muitas vezes, os mesmos sintomas, chegou o momento de entender qual é a diferença entre gastrite e dispepsia funcional.

Nesse sentido, a gastrite sinaliza a inflamação da parede do estômago por uma causa efetiva, como H.pylori, má alimentação e uso de remédios anti-inflamatórios, por exemplo. Por outro lado, a dispepsia funcional é quando o paciente apresenta o sintoma de dor e queimação no estômago, mas sem uma causa efetiva. Ou seja, quando esse indivíduo realiza exames, os resultados não indicam nenhuma causa que provoque essas dores.

Leia também:


Agora que você já sabe o que são cada uma dessas enfermidades, bem como a diferença entre gastrite e dispepsia funcional, lembre-se de buscar ajuda médica especializada caso note um ou mais sintomas. Você não só vai viver melhor e com mais qualidade de vida, mas vai evitar outros problemas de saúde. Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe.

Compartilhe esse post