Blog

H. pylori

H. pylori: saiba o que é, conheça os sintomas e o tratamento

A Helicobacter pylori, conhecida também por H. pylori, é uma bactéria encontrada no estômago e que está presente em metade da população mundial.

No Brasil, a bactéria está presente em, aproximadamente, 60% dos cidadãos, segundo dados do Ministério da Saúde. Esses altos índices se devem ao fato de que a H. pylori, geralmente, não apresenta nenhum sintoma e qualquer problema de saúde.

Contudo, a presença da bactéria pode estar associada ao surgimento de distúrbios gastrointestinais, como gastrites, úlceras e, em casos raros, câncer.

Até o momento, ainda não existem respostas do porquê algumas pessoas com H. pylori desenvolvem doenças gastrointestinais e outras não. Mas, o que se sabe é que essa bactéria se instala na mucosa superficial do estômago e desencadeia um processo inflamatório, pois produz amônia para se proteger contra a acidez estomacal e penetrar a camada da mucosa.

Por isso, a presença de Helicobacter pylori no estômago pode provocar complicações, especialmente gastrite e úlcera, e pode atingir todo o órgão ou apenas sua parte inferior.

Para saber mais sobre a bactéria, sintomas, diagnóstico e tratamento, continue a leitura deste conteúdo.


Conheça como a H. pylori é transmitida

A transmissão de H. pylori acontece, geralmente, por meio do consumo de água e alimentos contaminados.

Além disso, em estudos, a bactéria foi encontrada na saliva de alguns pacientes infectados, o que sugere que a Helicobacter pylori poderia se transmitir também por meio do contato direto com a saliva.


Descubra quais são os sintomas

Apesar de não ser comum, as pessoas que desenvolvem doenças gastrointestinais por conta da H. pylori sentem os seguintes sintomas:

  • Dor ou queimação epigástrico;
  • Náuseas;
  • Vômitos.



Saiba qual é o tratamento para a bactéria

Por fim, após o diagnóstico obtido pelo exame de fezes, sangue, respiratório ou endoscopia, o médico responsável pelo paciente indica o tratamento, que é realizado com antibióticos, de 7 a 14 dias, nas pessoas que tenham distúrbios gastrointestinais e a presença da bactéria.

O objetivo é conter a infecção e eliminar a bactéria ao mesmo tempo. Além disso, a medicação também ajuda a controlar a produção do ácido estomacal para que as feridas possam se cicatrizar e reduzir o processo inflamatório.

Vale dizer que o tratamento da H. pylori pode provocar efeitos colaterais ligados aos medicamentos administrados, como:

  • Dor de cabeça;
  • Diarreia;
  • Constipação;
  • Náuseas;
  • Alterações do paladar;
  • Escurecimento das fezes e da língua.

Leia também:


Agora que você já sabe quais são as principais questões relacionadas à H. pylori, não deixe de buscar ajuda médica especializada caso note um ou mais sintomas. Você não só vai viver melhor e com mais qualidade de vida, mas vai evitar outros problemas de saúde. Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email