Blog

Mitos e verdades sobre os pólipos intestinais

👉🏻 Os pólipos intestinais surgem a partir de mudanças nos genes das células da mucosa intestinal, que se reproduzem e geram essas alterações. Mas embora afetem até 20% da população, existem muitos mitos disseminados sobre os pólipos.

🔹 Muitas acreditam que todos os pólipos têm potencial para virar câncer, o que não é verdade. Alguns tipos de pólipos podem se tornarem malignos, mas na maioria dos casos isso não acontece;

🔹 Outro mito é de quem já teve pólipos precisa repetir a colonoscopia anualmente. A periodicidade para repetir o exame depende da quantidade, tamanho e tipo de pólipos encontrados, além do histórico familiar de câncer. Ausentes condições de alerta, a recomendação é fazer a colonoscopia a cada 5 anos.

🔹 Os pólipos voltam e por isso o exame de colonoscopia precisa ser repetido, outro mito! Na verdade, o que acontece é que alguns pólipos são tão pequenos que podem passar despercebidos. É importante repetir o exame para remover novos que podem surgir e para prevenção de condições mais sérias.

🔸 No geral, os pólipos aparecem com maior frequência de acordo com a idade. Além disso, eles podem causar sangramento nas fezes, quando são de grande tamanho. Os pequenos, que são a grande maioria, raramente causam sintomas.

🔸 A maior parte dos pólipos pode ser removida durante a colonoscopia, e necessidade de remoção cirúrgica é bastante rara, sendo indicada apenas em casos em que são muito grandes ou quando há suspeita de câncer.

Deseja tirar alguma dúvida sobre pólipos? Estou à disposição.👇

Dr. Diego Yuji Ito
Cirurgia do Aparelho Digestivo
CRM/SC 158208 RQE | 69815 | 72384

📞 Informações e agendamentos:
(11) 3171-1102
(11) 99947-1152

📌Clínica Gastrocirurgia
📍Rua Vergueiro N° 1353, Sala – 1503, Bloco B, Edifício –
Top Towers Offices – Torre Sul, Vila Mariana – São Paulo/SP

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email