Cada vez mais estudos sugerem a relação entre o peso e a microbiota intestinal. A microbiota ou flora intestinal é o conjunto de microrganismos, incluindo bactérias, fungos e vírus que habitam o intestino. Alimentação, stress, uso de medicamentos (como antibióticos) e a imunidade são fatores que influenciam nesse conjunto de organismos.
Já se sabe que quando ocorre um desequilíbrio na microbiota intestinal, a chamada disbiose, surgem diferentes problemas de saúde, incluindo a obesidade. A microbiota tem um papel importante na continuidade da obesidade, além de outros problemas como diabetes e a esteatose hepática (gordura no fígado). Ela está ligada inclusive à síntese e armazenamento de gorduras, ao comportamento alimentar e na sensação de saciedade.
Ou seja, a flora intestinal e o peso estão intimamente ligados. A obesidade leva a um desequilíbrio na microbiota e a microbiota alterada leva à continuidade da obesidade e ao aparecimento de outros problemas de saúde.
Por isso, em muitos casos é recomendada a ingestão de probióticos (organismos vivos) para a formação de uma microbiota saudável e reversão da disbiose. Mas para que estes microrganismos sobrevivam e se multipliquem, é preciso adotar uma alimentação saudável.
Deseja tirar alguma dúvida sobre o tema? Estou à disposição. 👇🏻
Dr. Diego Yuji Ito
Cirurgia do Aparelho Digestivo
CRM/SP 158208 RQE | 69815 | 72384
📞 Informações e agendamentos:
(11) 3171-1102
(11) 99947-1152
📌 Clínica Gastrocirurgia
📍 Rua Vergueiro N° 1353, Sala – 1503, Bloco B, Edifício –
Top Towers Offices – Torre Sul, Vila Mariana – São Paulo/SP