Blog

Probióticos, prebióticos e simbióticos: você sabe a diferença?

Muito tem se falado sobre a importância da saúde intestinal para o funcionamento da saúde em geral. Para isso, se comenta sobre os probióticos, os prebióticos e simbióticos. Mas você sabe a diferença entre eles?

Os probióticos são microorganismos vivos, capazes de melhorar o equilíbrio da flora intestinal. Fazem parte deste grupo bactérias dos gêneros Bifidobacterium e Lactobacillus, presentes em alimentos lácteos fermentados, iogurtes e suplementos. Também são usados outros tipos de bactérias e leveduras. Para que eles tenham efeitos benéficos sobre o organismo, eles precisam ser consumidos em quantidades adequadas e preservados com uma dieta saudável, que estimula sua sobrevivência e reprodução.

É aí que entram os prebióticos, que são componentes alimentares que não são digeridos, mas contribuem para o crescimento destas bactérias benéficas para o intestino, ou seja, são fibras. Além disso, eles podem combater o crescimento de bactérias maléficas, que produzem elementos tóxicos para o organismo. As fibras também contribuem para a melhoria do trânsito intestinal e da consistência das fezes, diminuindo o risco de câncer de cólon e aumentando a absorção do cálcio.

Os simbióticos são produtos que combinam prebióticos e probióticos, contribuindo para o crescimento e manutenção destas bactérias boas no intestino. É o caso de alguns iogurtes que contam com fibras em sua composição.

Você tem dúvidas sobre os prébioticos, probióticos e simbióticos? Deixe aqui!

Dr. Diego Yuji Ito
Cirurgia do Aparelho Digestivo
CRM/SP 158208 RQE | 69815 | 72384

📞 Informações e agendamentos:
(11) 3171-1102
(11) 99947-1152

📌 Clínica Gastrocirurgia
📍 Rua Vergueiro N° 1353, Sala – 1503, Bloco B, Edifício –
Top Towers Offices – Torre Sul, Vila Mariana – São Paulo/SP

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email