O prurido anal, ou coceira no ânus, é um sintoma bastante comum. As principais causas são irritação pelo uso do papel higiênico, má higienização da área, excesso de suor e presença de fezes na região anal. A ingestão de alimentos que irritam o sistema digestivo, tais como cerveja, certos chás, café, tomate, laticínios, chocolate, amendoim e frutas cítricas também podem causar prurido anal.
A coceira no ânus também costuma surgir após tratamentos com antibióticos que causam alterações na flora intestinal, assim como depois de depilação e do uso de absorventes durante a menstruação. É importante notar também que algumas doenças, como infecções, hemorroidas e verminoses também podem causar prurido anal e necessitam de tratamentos específicos.
A recomendação é procurar um coloproctologista caso a coceira anal seja muito frequente e continua ou se vier acompanhada de outros sintomas, tais como sangramentos e dores. O tratamento normalmente é feito por meio de pomadas à base de corticoides ou de óxido de zinco e cânfora para aliviar o sintoma. Mas apenas um médico pode diagnosticar outras causas ou condições que provocam a coceira.
Se tiver alguma dúvida sobre prurido anal e seus sintomas? Estou à disposição. 👇🏻
Dr. Diego Yuji Ito
Cirurgia do Aparelho Digestivo
CRM/SP 158208 RQE | 69815 | 72384
📞 Informações e agendamentos:
(11) 3171-1102
(11) 99947-1152
📌 Clínica Gastrocirurgia
📍 Rua Vergueiro N° 1353, Sala – 1503, Bloco B, Edifício –
Top Towers Offices – Torre Sul, Vila Mariana – São Paulo/SP