Blog

Quem tem pedra na vesícula tem que operar?

Hoje eu quero falar sobre um tema bastante frequente aqui no consultório. Pedras na vesícula é perigoso? Quem tem pedra na vesícula tem que operar? 

São muitas as dúvidas em volta desse assunto. Leia até o final porque eu vou responder tudo de forma direta, simples e objetiva para que você entenda da melhor maneira e busque ajuda médica ao notar qualquer sinal ou sintoma. 

O que é a vesícula biliar?

A vesícula é um órgão que fica sob o fígado, na parte superior direita do abdômen, e é responsável por guardar a bile que, por sua vez, é a substância que ajuda a quebrar as gorduras durante a digestão. 

Esse processo é fundamental para a absorção dos nutrientes pelo organismo. 

O que causa pedra na vesícula?

O que causa a pedra na vesícula é, principalmente, o excesso de colesterol no sangue. Acontece que esse excesso faz com que a bile fique mais espessa e comece a formar cristais, que são as pedras. 

Histórico familiar, idade (40 anos ou mais), consumo excessivo de gordura, obesidade e/ou diabetes são os principais fatores de risco para pedra na vesícula. Quem perde peso rápido demais ou passa pela bariátrica também tem chance aumentada.

Alguns sinais ou sintomas específicos merecem a sua atenção. Continue a leitura e saiba quais são eles. 

Os sintomas de pedra na vesícula

Perceba os sinais que o seu corpo dá, quando se trata de pedra na vesícula. Os principais são: 

  • Dor no abdome superior direito, especialmente depois de comer algo muito gorduroso;
  • Vômitos ou náuseas; 
  • Pele amarelada/icterícia;
  • Urina escura;
  • Indigestão;
  • Diarréia; 
  • Cólica.

Pedra na vesícula tem que operar? Qual o melhor tratamento?

Para falar em tratamento, eu preciso, antes de mais nada, lembrar que cada caso é um caso e você precisa passar por uma consulta médica. O que eu trago aqui são conceitos gerais e informativos que servem de alerta, mas não nada disso exclui a análise profissional individual. 

Quando me perguntam se pedra na vesícula tem que operar, posso dizer que, em geral, essa resposta é sim. A boa notícia é que o método mais frequente para fazermos isso é a laparoscopia, que é uma técnica minimamente invasiva, assim como a cirurgia robótica.   

A colecistectomia – ou retirada total da vesícula – é uma cirurgia segura e é importante fazer para evitar que o quadro se agrave e chegue à obstrução. Vou explicar sobre isso o agravamento por obstrução a seguir.

Pedra na vesícula é grave?

O caso de pedra na vesícula não é grave, mas, quando o tratamento é indicado, se for ignorado, pode se agravar mesmo se os cálculos biliares forem muito pequenos. 

Os cálculos biliares podem obstruir a vesícula em si, os ductos que descem pelo intestino ou os que direcionam ao pâncreas. Essa migração para outros órgãos pode ocorrer, principalmente, quando elas são bem pequenininhas. 

Quando isso não é tratado pode evoluir para uma infecção e até um câncer de vesícula. 

O diagnóstico é simples e feito por ultrassonografia. Ao perceber um ou mais sintomas, procure ajuda médica. 

Agora você já sabe tudo sobre o assunto, inclusive sobre se caso de pedra na vesícula tem que operar ou não. Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe.  

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email