Recidiva em cirurgias, é o termo utilizado para descrever o reaparecimento dos sintomas ou da doença original após um procedimento cirúrgico. Em outras palavras, é quando a condição que foi tratada através da cirurgia retorna ou persiste após um período de aparente recuperação.
Esse fenômeno pode acontecer por várias razões, como resíduos tumorais remanescentes, complicações pós-operatórias, regeneração de tecidos, doenças autoimunes ou inflamatórias, além de mudanças no estilo de vida. Em alguns casos, células cancerígenas podem sobreviver à cirurgia e se multiplicar novamente ao longo do tempo.
A recidiva pode ocorrer em diferentes cirurgias do aparelho digestivo, incluindo tratamentos para tumores, obstruções, doenças inflamatórias e outras condições que afetam órgãos como o esôfago, estômago, intestinos, pâncreas e fígado.
⚠Por isso, adotar um estilo de vida saudável e ter acompanhamento médico regular após a cirurgia, é tão importante para identificar qualquer sinal de recidiva precocemente e permitir a intervenção adequada para melhorar os resultados do tratamento e uma melhor qualidade de vida aos pacientes submetidos a cirurgias do aparelho digestivo.
Se tiver alguma dúvida sobre recidiva em cirurgias, deixe o seu comentário. 😉
Dr. Diego Yuji Ito
Cirurgia do Aparelho Digestivo
CRM/SP 158208 RQE | 69815 | 72384
📞 Informações e agendamentos:
(11) 3171-1102
(11) 99947-1152
📌 Clínica Gastrocirurgia
📍 Rua Vergueiro N° 1353, Sala – 1503, Bloco B, Edifício –
Top Towers Offices – Torre Sul, Vila Mariana – São Paulo/SP