Blog

Vesícula Biliar: Pedras e Pólipos. Entenda a diferença

🎯 Muitas pessoas apresentam pedras e pólipos na vesícula. Mas é preciso esclarecer a diferença entre essas duas condições. Primeiro, é preciso entender a função da vesícula. Ela armazena a bile, substância produzida pelo fígado que é essencial para a digestão de gorduras.

🪨 As pedras (cálculos) na vesícula se formam quando acontece um desequilíbrio na concentração de compostos da bile, entre a quantidade de água, sais, colesterol e a enzima bilirrubina. Daí a formação de cálculos. Os sintomas incluem náuseas, cólicas, dores. Existe um risco de entupimento do canal que liga a vesícula ao fígado, sobretudo de pedras menores. O tratamento é feito por meio da retirada da vesícula, em uma cirurgia minimamente invasiva.

👉🏻 Já os pólipos são estruturas que crescem na parede da vesícula. Eles podem ser pequenos ou maiores, benignos ou malignos. É necessário fazer o acompanhamento dos pólipos, de seu crescimento. Nos casos de maior risco, é indicada a retirada da vesícula.

Tem dúvidas ou já conhecia a diferença entre pedras e pólipos na vesícula? 👇🏻

Dr. Diego Yuji Ito
Cirurgia do Aparelho Digestivo CRM/SC 158208 RQE | 69815 | 72384

📞Informações e agendamentos:
(11) 3171-1102 ou (11) 99947-1152

📌Clínica Gastrocirurgia
📍Rua Vergueiro N° 1353, Sala – 1503, Bloco B, Edifício – Top Towers Offices – Torre Sul, Bairro Vila Mariana São Paulo/SP

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email