Blog

o-que-e-lipoma-como-e-onde-tratar-em-brasilia-2

O que é um lipoma? Manual completo com tudo o que você precisa saber

Lipoma é um tumor benigno, que tem a aparência de um caroço ou cisto em baixo na pele. Essa bolinha é formada por uma película fibrosa com células de gordura e outros detritos dentro e pode surgir nos ombros, no tórax, nas costas, no pescoço, nas axilas e, em alguns casos mais raros, nos músculos, ossos e órgãos internos. Agora que você já sabe o que é um lipoma, continue a leitura deste manual completo, que vai te ajudar a entender o problema e buscar ajuda na hora certa.  

O lipoma cresce bem lentamente e, em geral, não passa de 3cm, mas pode causar um incômodo estético e até físico.

Muita gente pergunta se o lipoma pode virar um câncer e posso dizer que não há nenhuma relação com a doença, ainda que, em raros casos, o lipoma pode se tornar um lipossarcoma.

O lipoma pode surgir em qualquer idade, mas são mais comuns entre mulheres de 40 a 60 anos de idade.

Entendido o que é um lipoma, vamos descobrir quais são as principais causas do problema. 

Quais são as causas do lipoma?

Cientificamente falando, não se sabe, exatamente, quais as causas do lipoma, mas os estudos feitos até agora nos deixam algumas pistas.

Além da genética, acredita-se que um trauma em determinada parte do corpo pode favorecer o desenvolvimento de um lipoma.

Muito se fala sobre a relação entre obesidade e a formação dos lipomas, mas isso não é confirmado. Há suspeitas de que pessoas magras que ganham peso rapidamente estão mais sujeitas à formação dos lipomas.

E mais: algumas síndromes podem estar ligadas ao surgimento dos lipomas. São elas: a síndrome de Bannayan-Riley-Ruvalcaba; a síndrome de Madelung; adipose dolorosa ou síndrome de Dercum; a síndrome de Cowden; e a síndrome de Gardner.

Quais são os sintomas de lipoma?

Quando se trata de sintomas do lipoma, o que você vai notar é o surgimento dessa bolinha de gordura sob a pele.

Ela tem uma consistência macia e se move ao ser pressionada, sem que você sinta dor ou desconforto.

Como é feito o diagnóstico do lipoma?

O diagnóstico do lipoma é feito a partir de exame clínico e biópsia. Quando a bolinha de gordura é muito grande, é interessante fazer um exame de imagem.

Isso porque vale a pena analisar as características do lipoma mais a fundo e até diferenciá-lo do cisto sebáceo, que é parecido, porém, é formado por sebo.

Leia também

Como é o tratamento do lipoma?

Agora, por último, vamos entender como é o tratamento do lipoma. Em geral, é possível que eles desapareçam de forma espontânea, principalmente se forem menores e indolores.

Quando isso não acontece, o tratamento mais comum é a remoção do lipoma através da cirurgia, dependendo do caso.

Geralmente, a indicação cirúrgica é dada quando o lipoma compromete estética ou funcionalmente a vida do paciente, quando dói ou incomoda, quando cresce muito rápido (algo que não é comum) ou quando deixa alguma dúvida médica a respeito do seu caráter benigno.

Porém, cada caso é um caso e deve ser avaliado individualmente pelo médico para que a recomendação seja feita.

Agora você já sabe o que é um lipoma e tudo o que está relacionado a ele em todas as fases, até o tratamento. Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe nas suas redes sociais.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email